sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Administração Estratégica e Planejamento Estratégico: conceitos

Segue abaixo uma síntese de alguns conceitos fundamentais de gestão: administração, estratégia, administração estratégica e planejamento estratégico.
Lembramos a todos que tais conceitos podem ser aplicados tanto na vida pessoal quanto coletiva.

( José Benedito de Barros, IEG/Limeira/SP)

1) Administração
Trata-se da tomada de decisões sobre recursos (materiais, imateriais, tecnológicos, financeitos e o trabalho com pessoas para atingir objetivos individuais (pessoais) ou coletivos (grupo, corporação, organização).

2) Estratégia
2.1) um plano ou curso de ação pretendido para o futuro: estratégia pretendida (olhar para frente).
2.2) um padrão consistente de comportamento ao longo do tempo: estratégia realizada (olhar para trás).
2.3) uma posição no ambiente (produtos e mercados).
2.4) uma perspectiva ou uma maneira fundamental de fazer as coisas.
2.5) um pretexto ou truque para enganar concorrentes.

3) Administração Estratégica
3.1 Administração estratégica é o processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto integrado a seu ambiente. (Revista FAE)
3.2. A Administração Estratégica consiste em decisões e ações administrativas que auxiliam e asseguram que a organização formule e mantenha adaptações benéficas com o seu meio ambiente (Peter Wright).
3.3. A Administração Estratégica é o ramo que estrutura a organização para o futuro. É um conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam um plano de alto nível para o desempenho superior de uma empresa no longo prazo, a saber: utilização de novas funcionalidades, aquisição e desenvolvimento de novas competências, desenvolvimento do capital humano, migração para novas tecnologias, reconfiguração dos canais com os clientes, abordagem à oportunidade, etc. (Wagner Herrera)

4. Planejamento estratégico
É um modelo de decisão, unificado e integrador, que:
·        Determina e revela o propósito organizacional em termos de Valores, Missão, Objetivos, Estratégias, Metas e Ações, com foco em Priorizar a Alocação de Recursos;
·        Delimita os domínios de atuação da Instituição;
·        Descreve as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da Instituição;
·        Engaja todos os níveis da Instituição para a consecução dos fins maiores.

4.1. Valores: São idéias fundamentais em torno das quais a organização foi construída
4.2. Missão: O que a organização é? A Missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser. Serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas.
4.3. Visão: Declaração sobre o que a organização quer se tornar. A Visão representa um estado futuro desejável da organização.
4.4. Objetivos: Resultados que a organização quer alcançar.
4.5. Estratégias: cursos de ação que possibilitarão a realização dos objetivos organizacionais.
4.6. Metas: Resultados quantitativos ou qualitativos que a organização precisa alcançar em um prazo determinado, dada a estratégia escolhida, no contexto do seu ambiente para concretizar a sua visão de futuro e cumprir sua missão.
4.7. Ações: Atividades para cumprir metas e assim alcançar os objetivos específicos e respeitando as estratégias (cursos de ação) para atingir o objetivo principal (objetivo estratégico) da organização.

Referências

ALDAY. H. E. C.* O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica. Rev. FAE, Curitiba, v.3, n.2, p.9-16, maio/ago. 2000.
HERRERA, W. In: http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/administracao-estrategica-1273/artigo/
MINTZBERG, H., 1987, " Stratégie et artisanat" Harvard l'Ex pansion, no. 47, Hiver, p. 94-104.
MINTZBERG, H., 1988, "Strategy-Making in Three Modes" in The Strategic Process-concepts, contexts and cases, QUINN, James Brian; MINTZBERG, H.; JAMES R. M., (Ed.), Prentice-Hall Inc.
MINTZBERG, H., 1988a “Opening up the definition of strategy”, in The Strategic Process – concepts, ,contexts and cases, QUINN,J.B.; MINTZBERG, H.; JAMES, R.M.(Ed.), Prentice-Hall Inc.
MINTZBERG, H., 1990a, "Strategy formation: Schools of thought" in Perspectives on Strategic
Management, FREDRICKSON, J. W. (Ed.), Harper Business, New York.
MINTZBERG, H., 1990b, "The design school: reconsidering the basic premises of strategic management"
Strategic Management Journal, vol 11, pp. 171-195.
WRIGHT, P., KROLL, M. J., PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gestão estratégica e planejamento estratégico

Nesta quinta-feira (24/02/2011), às 19h30min, o Instituto Educacional Ginga de Limeira dará continuidade ao curso Gestão no Terceiro Setor. Será a segunda aula do curso que tratará de dois temas atuais no âmbito da gestão ou administração: gestão ou administração estratégica e planejamento estratégico.


Para refrescar nossa memória publiquei no meu blog um texto de perguntas e respostas sobre o tema trabalhado na primeira aula do curso, que ocorreu em janeiro deste ano..
Sede do IEG: Rua Dr. Armbruster, 403, Boa Vista, Limeira-SP.
Segue abaixo, o texto publicado no blog: http://www.profjosebenedito.blogspot.com/
Noções básicas sobre administração e gestão



1) O que é Administração?
Etimologicamente, a palavra administração tem origem na língua latina, sendo que ad significa direção ou tendência para e minister, subordinação ou obediência.

Então administração etimologicamente significa direção ou tendência á subordinação ou obediência, portando significa alguém que realiza uma função abaixo do comando de outro, ou aquele que presta um serviço a outro. Obediência ao que ou quem? (MOLINA, s/d, p. 1).

Assim, a administração é uma prestação de um serviço, em nome de alguém ou de alguma organização.
Atualmente a palavra administração tem um sentido bem específico nas organizações privadas e públicas.

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. (FEA/USP).

Do acima exposto, pode-se inferir que o trabalho de administrar consiste em coordenar, liderar ou comandar pessoas, bem como, selecionar e organizar recursos e direcioná-los à realização de objetivos, sejam pessoais ou organizacionais.

2) O que é gestão?
Etimologicamente, gestão provém da língua latina, de gestio, e onis e significa ato de gerir.Gerir, por sua vez, é traduzido por administrar, dirigir e governar. (wiktionary)
Nas organizações as palavras administração e gestão são tratadas como sinônimas. Entretanto, o sentido da palavra gestão nos parece mais abrangente, pois não se refere, pelo menos na origem, a uma prestação de serviço sob o comando de outro. Ao que parece, a figura do gestor se aproxima mais da figura o governante, do dirigente e não do ministro, que é um subordinado.
De qualquer forma, nos dias de hoje, as palavras gestão e gestor têm sido mais utilizadas em substituição às palavras administração e administrador.

3) O que são funções administrativas, de gestão ou gerenciais?
São as atividades fundamentais da gestão. Alguns as chamam de princípios. Preferimos o nome função, pois ela nos remete às atividades da organização. A palavra princípio, por outro lado, nos remete a valores fundamentais e não a atividades.

4) Quais são as funções administrativas, de gestão ou gerenciais?
As funções ou atividades principais de organização são: Planejamento, Organização, Liderança (também chamada de direção ou coordenação) e Controle.

5) O que é Planejamento?
O Planejamento consiste na fixação do portfólio, dos objetivos, das metas e das ações da organização.
O portfólio é a lista detalhada dos produtos ou serviços oferecidos pela organização.
Objetivos são os resultados desejados.
Metas são os resultados qualitativos e/ou quantitativos almejados dentro de um lapso espacial (setor, departamento, bairro) e temporal (um mês, um ano).
Ações são as atividades para atingir as metas e os objetivos.

6) O que é Organização?
Existe a organização que pode ser um grupo, empresa, etc e a organização que é função de empresa ou grupo privado ou público. Enquanto função, a organização é o arranjo quantitativo e qualitativo no espaço e no tempo dos recursos humanos, físicos e financeiros visando a execução do planejamento.

7) O que é Liderança?
Trata-se da influência que uma pessoa exerce sobre outra ou outras com vistas à realização de objetivos individuais ou coletivos. O líder convence com palavras e exemplos. Líder tem seguidores, não empregados ou subordinados.
Numa organização, o líder influencia positivamente os membros de sua equipe para a execução do planejamento de forma organizada, visando atingir os objetivos.

8) O que é Controle?
O controle é o monitoramento, a verificação, a checagem. Trata-se, pois, de estar com os olhares atentos para verificar constantemente se o planejamento está sendo executado de forma organizada com vistas ao alcance dos objetivos. O controle é feito pela liderança, coordenação ou direção.

9) Existem outras formas de classificar as funções administrativas, de gestão ou gerenciais? Quais?
Há muitas formas de classificar as funções administrativas. A título de exemplo mencionaremos algumas abaixo em forma de siglas.
POLC – Planejamento, Organização, Liderança e Controle.
PODC – Planejamento, Organização, Direção e Controle.
POCC – Planejamento, Organização, Coordenação e Controle.
POEC - Planejamento, Organização, Execução e Controle.
PDCA – Planejamento, Execução, Checagem e Ação (Plan: Planejar, Do: fazer, executar, Check: verificar e Actio: agir)
PEAA – Planejamento, Execução, Avaliação e Ação.
PEA – Planejamento, Execução e Aprendizado.

Não aprofundaremos neste momento o significado da sopa de letrinhas acima, o que faremos em outra oportunidade.

Segue abaixo a indicação de algumas fontes consultadas para a elaboração deste texto.


Administração

MOLINA, Jairo. Entendendo a administração. http://www.tecnicodepetroleo.ufpr.br/apostilas/administracaoegestao/conhecendoeentendendoaadministracao.pdf.

http://www.fea.usp.br/conteudo.php?i=193

Gestão
http://pt.wiktionary.org/wiki/gest%C3%A3o

Gerir
http://pt.wiktionary.org/wiki/gerir

PDCA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_PDCA

Liderança
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2004.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

58 vaga de até R$ 3.488,26 destinadas a Prefeitura de Hortolândia - SP

Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Prefeitura de Hortolândia, Estado de São Paulo (www.hortolandia.sp.gov.br), sob a organização da empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda., abre inscrições para o Concurso Público visando selecionar candidatos para provimento dos seguintes cargos:
Nível Superior: Analista de Sistemas (3), Professor de Educação Básica - Educação Artística (3), Professor de Educação Básica - Música (3), Analista de Trânsito e Transporte (2), Médico - Psiquiatra (2), Pedagogo (2), Agente Cultural (1), Biólogo (1), Contador (1), Economista (1), Educador Social (1), Jornalista (1), Relações Públicas (1);
Nível Médio: Agente de Gestão - Assistente Administrativo (10), Agente de Trânsito e Transporte - Agente de Fiscalização de 2ª Classe (6), Agente de Gestão - Técnico em Contabilidade (1), Agente de Gestão - Técnico em Segurança do Trabalho (1), Agente de Infraestrutura - Técnico em Meio Ambiente (1), Agente de Trânsito e Transporte - Assistente de Sinalização Semafórica (1), Agente de Trânsito e Transporte - Técnico de Trânsito e Transportes (1);
Nível Fundamental: Agente de Infraestrutura - Operador de Máquinas Pesadas (2);
Nível Fundamental Incompleto: Agente de Infraestrutura - Zelador (10), Agente de Infraestrutura - Serralheiro (2), Agente de Trânsito e Transporte - Oficial de Manutenção e Sinalização Viária (1).
Das Inscrições:
A inscrição será feita por meio da Internet no endereço eletrônico www.rboconcursos.com.br, a partir do dia 7 de fevereiro de 2011 até às 23h59 do dia 25 de fevereiro de 2011.
O valor da taxa de inscrição para os cargos de Nível Fundamental Incompleto será de R$ 25,00, para os cargos de Nível Fundamental será de R$ 30,00, para os cargos de Nível Médio será de R$ 45,00, e para os cargos de Nível Superior será de R$ 60,00, devendo ser efetuado até a data do vencimento.
Das Provas:
O Concurso Público compreenderá a aplicação de Prova Escrita Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, para os candidatos de todos os cargos, sem exceção.
Somente para os candidatos às vagas do cargo de Agente de Infraestrutura - especialidade Operador de Máquinas Pesadas será aplicado o Exame Prático, de caráter classificatório e eliminatório.
Os Títulos serão exigidos apenas dos candidatos que concorrem aos cargos cujo requisito seja Ensino Superior.
A realização da Prova Escrita Objetiva está prevista para o dia 10 de abril de 2011 no Município de Hortolândia-SP.
Os candidatos deverão comparecer ao local de realização da prova, pelo menos 30 minutos antes da hora designada para a abertura dos portões, munidos do protocolo de inscrição, documento oficial de identidade com foto original, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.
É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso e/ou a divulgação desses documentos em jornal com circulação no município, na Internet e no quadro de avisos do Departamento de Gestão de Pessoas de Hortolândia-SP, localizado na Rua José de Camargo, nº 21 - Bairro Remanso Campineiro.
Todos os horários referenciados neste edital terão por base o horário oficial de Brasília-DF.
O prazo de validade do Concurso Público será de 2 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

136 vagas de até R$ 9.346,72 destinados a Prefeitura de Piracicaba - SP

Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Prefeitura Municipal de Piracicaba, Estado de São Paulo (www.piracicaba.sp.gov.br) faz saber que fará realizar Concurso Público de Provas, visando o preenchimento de empregos públicos.
Das Inscrições:
As inscrições poderão ser efetuadas no período de 14 a 23 de fevereiro de 2011 para os Editais 01/2011 e 02/2011 e de 14 de fevereiro a 14 de março de 2011 para o Edital 03/2011, pela internet, através do site www.publiconsult.com.br, eventual auxílio para realização das inscrições poderá ser obtido através de e-mail, clicando-se no ícone "Fale Conosco" do site e selecionando o assunto "Concursos Públicos e Processos Seletivos", ou através dos fones: (15) 4141-2327 e (15) 3219-3704.
O valor da taxa de inscrição para os cargos de Nível Superior será de R$ 35,00, para os cargos de Nível Médio será de R$ 25,00, e para os cargos de Nível Fundamental será de R$ 25,00 ou R$ 15,00, devendo ser efetuado até a data do vencimento.
Encerrado o prazo das inscrições, será divulgado no Diário Oficial do Município e nos sites, a relação dos candidatos efetivamente inscritos.
Dos Cargos:
Nível Superior: Analista de Laboratório (6), Enfermeiro (1), Enfermeiro do PSF (Programa Saúde da Família) (1), Enfermeiro Especialista em Medicina do Trabalho (1), Engenheiro Civil (5), Fonoaudiólogo (2), Médico - área de Cabeça e Pescoço (1), Médico Clínico Geral (3), Médico do PSF (3), Médico do Trabalho (5), Médico Gastroenterologista (1), Médico Plantonista na Área de Clínica Médica (4), Médico Plantonista Pediatra (9), Médico Pneumologista (1), Médico Psiquiatra (3), Médico Ultrassonografista (2), Médico Urologista (1);
Nível Médio: Técnico de Imobilização de Gesso (4);
Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde (66), Auxiliar em Saúde Bucal (5), Rádio Operador (4), Telefonista Auxiliar de Regulação Médica - TARM (8).
Do Concurso Público:
O Concurso Público terá apenas uma única fase de prova teórica (testes de múltipla escolha) para todos os cargos/empregos, exceto para o cargo de Agente Comunitário de Saúde que terá duas fases, sendo a primeira de fase de provas teóricas (testes de múltipla escolha) para todos os candidatos, e de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda fase, de caráter eliminatório, consistirá da participação no Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada.
As provas serão realizadas no município de Piracicaba-SP, com data prevista para o dia 20 e/ou 27 de março de 2011 (domingo) para os Editais 01/2011 e 02/2011 e dia 3 de abril de 2011 para o Edital 03/2011, no horário das 9h00 e/ou às 14h30, em local a ser divulgado após o encerramento das inscrições.
A confirmação oficial sobre a data, horário e local da realização das provas será divulgada oportunamente, após o encerramento das inscrições, através de Edital de Convocação, a ser disponibilizado nos sites, além de publicado no Diário Oficial do Município de Piracicaba.
A prova teórica, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o grau de conhecimento do candidato, necessário ao desempenho do cargo/emprego público. Essa prova terá duração de 3 horas e será composta de 50 questões de múltipla escolha, de acordo com o conteúdo programático. O ingresso aos locais das provas será permitido apenas aos candidatos que estiverem munidos de documento de identidade original com foto, comprovante de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.
A Prefeitura Municipal de Piracicaba convocará os Agentes Comunitários de Saúde classificados na prova teórica até 5 vezes o número de vagas para cada área da comunidade, levando em consideração as três listas de classificados, para realização do Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada.
O curso introdutório será realizado no município de Piracicaba, em local e horário a serem comunicados através de Edital de Convocação para a realização do Curso o qual será publicado no Diário Oficial do Município, além de disponibilizado no site.
O prazo de validade deste Concurso Público é de 2 ano, a partir da data de sua homologação, e poderá ser prorrogado por uma vez e por igual período, a juízo da Prefeitura Municipal de Piracicaba.
http://www.pciconcursos.com.br/noticias/136-vagas-de-ate-9346-destinados-a-prefeitura-de-piracicaba-sp

Nove mil vagas em concursos federais

21/02/2011 08:39
Estadão/PX

Muita gente perdeu o fôlego quando, há dez dias, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, suspendeu todos os concursos públicos federais em andamento. Um baque, mas nem tanto: algumas instituições com orçamento independente do governo vão manter seus processos seletivos.

E haja vaga. São cerca de nove mil somente contabilizando o Instituto Rio Branco, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e outros órgãos cujos concursos foram mantidos (veja no quadro abaixo). "Apesar do corte no orçamento, que afetou processos, as seleções fazem parte do projeto de reaparelhamento da máquina pública, e devem continuar", diz o diretor pedagógico e sócio do Curso Maxx, Alexandre Lopes. A instituição carioca prepara para concursos.

De acordo com Lopes, políticas voltadas para a educação e a segurança pública provavelmente vão criar vagas nessas áreas. "A Polícia Federal, por exemplo, deve abrir um concurso em breve", acredita. Ou seja: apesar do anúncio da ministra, não há motivo para desistir da carreira pública - muito menos para abandonar os estudos.

Outro fator importante deve influenciar na abertura de vagas públicas no âmbito federal. "Cerca de dez mil funcionários terceirizados devem ser substituídos por concursados", afirma Lopes.

De acordo com o professor, um Termo de Ajuste de Conduta firmado pelo Ministério Público Federal estabelece as substituições. "Este processo já está acontecendo, por isso o número de concursos aumentou. E ele deve afetar também as esferas municipal e estadual."

Estudo. Especialista na preparação de ‘concurseiros’ - pessoas que se dedicam a participar de processos de seleção -, Lopes recomenda uma reflexão a quem opta pelas provas públicas. "Não é um preparo apenas para a seleção, mas também para a carreira que se vai seguir", diz.

O ideal, para o especialista, é se preparar para mais de um concurso - mesmo que se tenha uma área específica de interesse. Assim, ao estudar para todos, o concorrente ganha experiência nas disciplinas comuns à maioria das provas, como língua portuguesa, raciocínio lógico, direito público e conhecimentos gerais.

"É muito comum um candidato passar em um concurso que não era sua primeira opção e, mais confiante, ser aprovado na seleção de seus sonhos não muito tempo depois", acrescenta Lopes.

Para ele, o concurseiro sempre vai ganhar experiência, e a gama de oportunidades não para de crescer. "O interessado tem de colocar na balança a estabilidade e a satisfação profissional. Não pode ser só uma coisa ou outra. Há ótimas oportunidades na carreira pública, nas quais o profissional está, de fato, servindo à sociedade."

Investimento. ‘Concurseiro’ que se preza sabe que, a menos que a sorte interfira, trabalha para obter resultados no médio prazo. Por isso, o mais comum é a pessoa despender entre um e dois anos para passar. O especialista defende ser necessário pragmatismo para ser aprovado. "Tenha método, organização, horários de estudo e perseverança."

A psicóloga Luiza Cristina Ricotta, especialista em preparação emocional de ‘concurseiros’, participa da 2ª Feira da Carreira Pública, que ocorre até hoje em São Paulo. Luiza vai dar uma palestra sobre o tema e tem algumas dicas para os candidatos. Para ela, é ideal não se isolar de outras atividades, como lazer com amigos e família. "A preparação para concursos é uma fase de transição, de instabilidade. É preciso ter a cabeça no lugar", diz.

Provas federais com inscrições abertas

Instituto Rio Branco

O objetivo do concurso é formar os futuros diplomatas do País. É preciso ter curso superior. Para esta leva, são oferecidas 25 vagas e as inscrições, no valor de R$ 150, vão até dia 22. Informações: http://www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2011/.

BNDES

O órgão está formando cadastro de reserva para 200 formados em engenharia. As inscrições terminam hoje, às 23h59, e custam R$ 64. Informações: http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/bndes0111/bndes0111.html.

Infraero

Oferece 99 vagas para profissionais com ensino superior de diversas áreas do conhecimento. Os aprovados poderão trabalhar em 18 capitais, além de Guarulhos e Campinas (SP). A taxa da inscrição é de R$ 125, e o prazo final para se candidatar é 8 de abril. Informações: http://www.concursosfcc.com.br/concursos/infra110/index.htm.

Correios

Ainda não há edital aberto, mas, segundo o site da estatal, a seleção deve ocorrer ainda no primeiro semestre. De acordo com o notificado, serão oferecidas mais de oito mil vagas.Informações:http://www.correios.com.br/

Banco do Brasil

Há expectativa de que a instituição, que já lançou dois editais somente este ano, deva realizar mais um concurso no próximo ainda no semestre.

Fonte: Midia Max em 21-02-2011.
http://www2.trf3.jus.br/intranet/index.php?id=482&op=materia&id_mat=248376&par=

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Marinha do Brasil abre 1.275 vagas para Fuzileiros Navais às Turmas I e II de 2012

Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A Marinha do Brasil, através do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN), torna público a abertura das inscrições para o concurso de admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) para as Turmas I e II de 2012, visando ao atendimento de 1.275 vagas.
O Concurso de admissão ao C-FSD-FN será realizado sob a supervisão do CPesFN, em seis etapas, a saber: Exame de Escolaridade, Verificação de Dados Biográficos, Verificação de Documentos, Inspeção de Saúde, Teste de Suficiência Física e Exame Psicológico.
Da Inscrição:
As inscrições serão realizadas em âmbito nacional, na página oficial do CGCFN, no endereço eletrônico www.mar.mil.br/cgcfn, no link " Concursos", ou nos locais de inscrição listados no Anexo B do Edital, no horário das 8h00min às 16h00min, nos dias úteis, no período entre às 8h00min do dia 14 de março até às 23h59min do dia 14 de abril de 2011, horário oficial de Brasília-DF.
Os candidatos ao realizarem as inscrições deverão optar pela Turma I ou Turma II / 2012, após observar o calendário específico. A composição destas turmas será realizada observando-se, também, a respectiva ordem de classificação.
O valor da taxa de inscrição do Concurso será de R$ 20,00, devendo ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil S.A, até o dia 15 de abril de 2011.
Das Provas:
O Exame de Escolaridade será realizado às 10h00min (horário de Brasília) do dia 31 de maio de 2011, sob a coordenação do CPesFN. Os portões de acesso de candidatos aos locais de realização do Exame de Escolaridade serão abertos às 7h30min e fechados às 9h00min (horário de Brasília).
Os candidatos deverão estar nos locais de realização do Exame de Escolaridade portando lápis preto nº 02, caneta esferográfica azul ou preta, borracha, prancheta, comprovante de inscrição e documento de identificação original, com fotografia.
Os candidatos aprovados no concurso e classificados dentro do número de vagas serão matriculados no C-FSD-FN e o realizarão na condição de Recruta Fuzileiro Naval (RC-FN). Durante o curso, o RC-FN perceberá o valor, aproximado, de R$ 550,00 por mês, como ajuda de custo para suas despesas pessoais. Mediante a aprovação no C-FSD¬FN, o RC-FN será nomeado Soldado Fuzileiro Naval (SD-FN), quando passará a perceber a remuneração inicial da ordem de R$ 1.100,00.
O C-FSD-FN terá a duração de, aproximadamente, dezessete semanas e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), localizado no Rio de Janeiro-RJ ou, simultaneamente, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), localizado em Brasília-DF, de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.
O concurso será encerrado na data da matrícula no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais Turma II/2012.
http://www.pciconcursos.com.br/noticias/marinha-do-brasil-abre-1275-vagas-para-fuzileiros-navais-as-turmas-i-e-ii-de-2012

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

26 vagas para Diplomata de até R$ 12.962,12 ofertadas no Instituto Rio Branco

O Instituto Rio Branco (www.irbr.mre.gov.br), torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Admissão à Carreira de Diplomata. O Concurso será realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).
São oferecidas 26 vagas, com remuneração inicial no Brasil de R$ 12.962,12.
As inscrições poderão ser efetuadas somente via Internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br, solicitada no período entre às 10h00 do dia 24 de janeiro de 2011 e 23h59 do dia 22 de fevereiro de 2011, horário oficial de Brasília-DF.
O valor Taxa de Inscrição será de R$ 150,00, devendo ser efetuada por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, o CESPE/UnB disponibilizará locais com acesso à Internet, no mesmo período, observados os horários de funcionamento de cada estabelecimento.
O Concurso constará das seguintes fases:
Prova Objetiva de caráter eliminatório, constituída de questões objetivas de Português, de História do Brasil, de História Mundial, de Geografia, de Política Internacional, de Inglês, de Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito Internacional Público;
Prova Escrita de Português de caráter eliminatório e classificatório;
Provas Escritas de História do Brasil, de Geografia, de Política Internacional, de Inglês, de Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito Internacional Público;
Provas Escritas de caráter exclusivamente classificatório, de Espanhol e de Francês.
Cada uma das fases será realizada simultaneamente nas cidades de Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, Manaus-AM, Natal-RN, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, São Luís-MA, São Paulo-SP e Vitória-ES.
A Prova Objetiva será aplicada na data provável de 10 de abril de 2011, em duas etapas: a primeira às 10h00 (horário oficial de Brasília-DF), e a segunda às 15h00 (horário oficial de Brasília-DF). Na data provável de 30 de março de 2011, os locais de realização da Prova Objetiva serão publicados no Diário Oficial da União, e divulgados na Internet. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova e o comparecimento no horário determinado.
O candidato poderá obter informações referentes à Prova Objetiva junto à Central de Atendimento do CESPE/UnB, localizada na Universidade de Brasília (UnB) - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do CESPE/UnB - Asa Norte, Brasília-DF, por meio do telefone (61) 3448-0100 ou via Internet.
O prazo de validade do Concurso será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, sem possibilidade de prorrogação.
http://www.pciconcursos.com.br/noticias/instituto-rio-branco-retifica-o-edital-do-concurso-da-carreira-de-diplomata

domingo, 13 de fevereiro de 2011

99 vagas de Analista Superior no Nível Sênior destinados a INFRAERO


Remuneração: R$ 7.086,68 (sete mil e oitenta e seis reais e sessenta e oito centavos)

Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO - www.infraero.gov.br), tendo em vista o contrato celebrado com a Fundação Carlos Chagas, faz saber que será realizado Concurso Público destinado ao preenchimento de 99 vagas e à formação de cadastro de reserva para ingresso no Nível Sênior dos cargos de Analista Superior I, II, III e IV.
Das Inscrições:
As inscrições ao Concurso serão realizadas exclusivamente no site da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br, por meio do Formulário de Inscrição via Internet, no período de 10h00 do dia 28 de fevereiro até às 14h00 do dia 8 de abril de 2011, observado o horário de Brasília.
Efetuar o pagamento referente à inscrição, de acordo com as instruções constantes no endereço eletrônico, até o dia 8 de abril de 2011, no valor de R$ 125,00.
A partir de 2 de março de 2011, o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas, se os dados da inscrição efetuada pela Internet foram recebidos e se o valor da inscrição foi pago. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC da Fundação Carlos Chagas, telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 10h00 às 16h00 (horário de Brasília), para verificar o ocorrido.
Dos Cargos:
Analista Superior I - Nível Sênior: Biólogo (3);
Analista Superior II - Nível Sênior: Auditor - Auditoria de Entidades de Previdência Complementar e Demonstrações Contábeis (1), Especialista - Inteligência (6), Especialista - Estatístico (1);
Analista Superior III - Nível Sênior: Analista de Sistemas - Administrador de Banco de Dados (2), Analista de Sistemas - Arquitetura de Software (1), Analista de Sistemas - Desenvolvimento e Manutenção (1), Analista de Sistemas - Gestão de TI (1), Analista de Sistemas - Rede e Suporte (1), Analista de Sistemas - Segurança da Informação (1);
Analista Superior IV - Nível Sênior: Arquiteto - Planejamento Físico de Aeroportos (1), Arquiteto (4), Engenheiro Ambiental (2), Engenheiro Civil - Estruturas/Edificações (20), Engenheiro Civil - Hidrossanitário (4), Engenheiro Civil - Orçamentação (17), Engenheiro Civil - Pavimentação (23), Engenheiro Civil - Planejamento Físico de Aeroportos (2), Engenheiro de Infraestrutura Aeronáutica (2), Engenheiro Eletricista (5), Engenheiro Eletrônico (1).
Das Provas:
A aplicação das Provas Objetiva e Estudo de Caso para todos os Cargos/Ocupações está prevista para o dia 22 de maio de 2011 e será realizada nas cidades constantes do Capítulo II, de acordo com a opção do candidato no ato de Inscrição.
A confirmação da data das Provas e as informações sobre horários e locais serão divulgadas oportunamente através de Editais de Convocação para Provas, a serem publicados no Diário Oficial da União e no site da Fundação Carlos Chagas e por meio de Cartões Informativos que serão encaminhados aos candidatos por e-mail. Para tanto é fundamental que o endereço eletrônico constante do Formulário de Inscrição esteja completo e correto.
Para todos os cargos, a Prova de Estudo de Caso será aplicada juntamente com as Provas Objetivas para todos os candidatos e somente será avaliada a dos candidatos habilitados e mais bem classificados nas provas objetivas.
Serão avaliados os títulos do candidato que lograr habilitação na Prova de Estudo de Caso, conforme Capítulo VIII deste Edital.
A apresentação dos títulos e a entrega dos documentos correspondentes deverão ser enviados pelos candidatos, por meio de SEDEX à Fundação Carlos Chagas, em envelope lacrado, devidamente identificado com seu nome por extenso, e Opção de Cargo/Ocupação, no período indicado no Edital de Convocação para apresentação de Títulos à: Fundação Carlos Chagas - Departamento de Execução de Projetos - Ref.: Títulos - Infraero - Avenida Professor Francisco Morato, nº 1565 - Jardim Guedala - CEP 05.513-900 - São Paulo-SP.
O Concurso Público terá validade de 6 meses, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da INFRAERO.
http://www.pciconcursos.com.br/noticias/99-vagas-de-analista-superior-no-nivel-senior-destinados-a-infraero

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Educação à distância transforma a vida de milhares de pessoas no Brasil

        Edição do dia 11/02/2011

11/02/2011 07h59 - Atualizado em 11/02/2011 08h36

Até faculdades de medicina adotam essa modalidade. Veja as vantagens e os desafios que a tecnologia oferece na reportagem de Neide Duarte.

Corrupção se combate com cadeia, fiscalizando e denunciando. E muito importante: com educação também. O Brasil registra um fenômeno que merece aplausos e comemoração: o sucesso do ensino à distância. Esse tipo de ensino está mudando a vida de milhões de brasileiros, principalmente de quem não tem horário para estudar ou que mora em lugares distantes.

No ano passado, foram credenciados 208 cursos à distância no país. Até as faculdades de medicina têm adotado essa modalidade. Mas é preciso ter disciplina para acompanhar as aulas.

O técnico em agropecuária Cássio Bueno acaba de passar no vestibular. Ele mora em São Paulo, mas vai fazer faculdade de gestão em agronegócios, em Maringá, no estado do Paraná. “Posso falar que em um raio de 350 quilômetros longe da capital, eu consigo em qualquer pastagem ou no meio de uma plantação em determinado horário destinar esse período para estudo”, conta Cássio.

Todos os dias Ricardo Holtz, que é presidente da Associação Brasileira de Estudantes de Educação à Distância (Abed), estudava pela internet, em casa ou no trabalho. Uma vez por semana tinha uma aula presencial em São Paulo.

“A gente tinha um telão na sala de aula ao vivo com o professor, inclusive com a possibilidade de interagir com esse professor em Curitiba. A gente enviava algumas perguntas por meio de um 0800, as perguntas eram pré-selecionadas e ele respondia ao vivo tirando as nossas duvidas“, lembra Ricardo.

A secretária Sônia Luiza Martins faz o curso de gestão pública pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba no escritório onde trabalha, depois do expediente ou em algum momento de folga. Ela sabe que estudar à distância não é para qualquer tipo de aluno.

“Minha formação vai depender 100% de mim. Se eu não for disciplinada e organizada, eu não vou me sair bem nas provas e automaticamente não vou ser um bom profissional. Então, procuro ser bem disciplinada e organizada”, afirma Sônia.

Pelo menos um milhão de alunos estão matriculados em cursos autorizados pelo Ministério da Educação, e mais de um 1,5 milhão estão em cursos livres.

“Se eu sinto falta de um determinado conteúdo, eu vou à biblioteca estudar e aprofundar aquele assunto da aula. A gente acaba sendo autodidata. Essa questão de você perder ou ganhar conteúdo isso depende de cada aluno”, disse um estudante em Fortaleza.

“Ninguém vai poder manter sua posição no mercado de trabalho sem fazer um curso de atualização pelo menos uma vez por ano. E sair do trabalho para ficar duas semanas assistindo a um curso ninguém pode fazer. A empresa não vai soltar a pessoa para isso. Então, educação à distancia é a solução para isso”, argumenta Fredric Litto, professor titular de Comunicação da USP e presidente da Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed).

E a qualidade? Cursar uma faculdade à distância não pode ser pior do que frequentar um curso presencial? Quem responde é o cirurgião e professor livre docente de cirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), João Luiz Azevedo. Ele mostra uma aula para os terceiranistas de medicina. A aula é obrigatória e deve ser feita pelo computador. O aluno, com o mouse, procura o lugar certo para penetrar com uma agulha no abdômen do paciente.

“Tudo isso é registrado: o número de erros, quantas vezes ele acessou, o tempo de cada acesso. Tudo isso é registrado e faz com que a gente possa elaborar uma avaliação do interesse e da proficiência daquele aluno”, explica o professor. “Você pode ensinar aos alunos como fazer uma punção em casa. Ele aprende os princípios básicos, intelectuais e teóricos do procedimento. Na execução, ele se dará tão bem quanto aqueles que foram ensinados presencialmente a esse aprendizado teórico de um procedimento prático que ele fará”.

Apesar de os cursos universitários à distância terem sido aprovados pelo MEC em 2002, só agora, em outubro de 2010, a Universidade de São Paulo (USP) abriu o seu primeiro programa de formação à distância: licenciatura em Ciências. “A ideia básica é contribuir para aumentar o número de professores bem formados pelas universidades estaduais”, diz a pró-reitora de graduação da USP, Telma Tenório.

“Sem dúvida alguma, a educação à distância mudou minha vida, e tenho certeza que pode mudar a vida de muitos outros brasileiros como eu, que por um motivo ou por outro não conseguiram ingressar no Ensino Superior ou por falta de tempo ou por falta de recursos financeiros”, conta Ricardo Holz.

“Para atender os milhões, de 6 milhões a 30 milhões de estudantes, educação à distância gratuita. Um país de 200 milhões de pessoas, é meio vergonhoso que só tenha seis milhões matriculados no Ensino Superior”, aponta Fredric Litto, presidente da Abed.

O último levantamento do setor, feito em 2009, mostrou que no Brasil já existiam quase 2,8 mil cursos de ensino à distância, entre profissionalizantes, de graduação, pós-graduação e extensão.

De acordo com o Ministério da Educação, a região com o maior número de escolas públicas que solicitaram o registro de cursos à distância foi o Nordeste. Foram 31 no ano passado.

Fonte: Bom Dia Brasil - TV Globo em 11-02-2011.
Esta notícia foi visualizada 15 vezes

Dúvidas » Email : imprensa@trf3.gov.br Tel: 3012-1446 / 1329

Marinha do Brasil abre 2.200 vagas às Escolas de Aprendizes-Marinheiros

Quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), na qualidade de Órgão Supervisor, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo em 2011, para admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (PSAEAM).
O presente Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de 2.200 vagas.
Das Inscrições:
A inscrição é obrigatória para todos os candidatos e deverá ser realizada, em nível nacional, preferencialmente via Internet, no endereço eletrônico www.ensino.mar.mil.br, entre às 8h00 do dia 1º de fevereiro até às 23h59 do dia 28 de fevereiro de 2011, horário oficial de Brasília-DF, ou pelo próprio candidato nos dias úteis entre 1º de fevereiro a 28 de fevereiro de 2011, das 8h30 às 16h30 nas Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Divulgação (ORDI), nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ, Angra dos Reis-RJ, Nova Friburgo-RJ, Vila Velha-ES, Salvador-BA, Natal-RN, Olinda-PE, Fortaleza-CE, Belém-PA, São Luis-MA, Rio Grande-RS, Porto Alegre-RS, Florianópolis-SC, Ladário-MS, Brasília-DF, São Paulo-SP, Manaus-AM, Santos-SP.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 12,00, e deverá ser efetuado até a data do vencimento.
O candidato poderá retornar ao local de inscrição, entre o 5º e o 10º dia útil subsequente ao pagamento, com o boleto bancário pago, para receber o comprovante de inscrição, ou imprimi-lo acessando a página oficial da DEnsM, no site, no link "Concursos".
O Processo Seletivo é constituído das seguintes etapas:
Prova Escrita Objetiva única, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de conhecimentos gerais de Matemática, Português e Ciências; e
Eventos complementares, de caráter eliminatório, constituídos de:
- Seleção Psicofísica (SP);
- Teste de Suficiência Física (TSF); e
- Verificação de Dados Biográficos (VDB) - Fase preliminar.
Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que deixar de comparecer a qualquer dos eventos programados, ainda que por motivo de força maior ou caso fortuito.
O candidato deverá estar no local de realização da Prova Escrita, na data de 26 de abril de 2011, com a antecedência necessária, observando que os portões de acesso aos locais de realização da prova serão abertos às 7h30 e fechados às 8h40 (horário de Brasília). Após o fechamento dos portões, o limite para se apresentar na Sala ou Setor para identificação, será até às 9h00. A prova terá início às 10h00 (horário de Brasília) e duração de 4 horas. Os candidatos que chegarem ao local de realização da prova após o fechamento dos portões serão considerados eliminados.
O candidato deverá portar consigo o comprovante de inscrição e um documento oficial de identificação, original, com fotografia, dentro da validade, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. Caso a prova venha a ser realizada em estádios de futebol ou ginásios o candidato deverá também portar prancheta.
O prazo de validade do Processo Seletivo e aproveitamento de candidatos reservas terminará na data do encerramento do Período de Adaptação.
http://www.pciconcursos.com.br/noticias/marinha-do-brasil-abre-2200-vagas-as-escolas-de-aprendizes-marinheiros

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dicinário Português-kimbundo

A (art) O - E
Abacaxi Difubu
Abafar (o fogo, a fogueira) Fuluma
Abaixar-se Kubatalala
Abanador Kibukidilu - Ntuvudi
Abanar Kubuka
Abandono Kubangika
Abano Kibukidilu
Abdome Divumu
Abelha Nhiki - Nhoki
Abertura Njila
Abóbora Ditanga (PL.:Matanga)
Aboboreira Dinhángua (PL.:Manhángua)
Aborrecer-se Kudisuka
Aborto Kifu
Abraço Ndandu
Abrigo Nguba
Abril (mês das chuvas) Kintombo
Abrir Kujikula
Abrir buraco no chão Xima
Abrir os olhos Jula o mesu
Absoluto Kinene-nene
Absolvição (de erros, falhas) Muloloki
Absolvidor Nloloki
Abstenção, Proibição Kijila
Abster-se Kujila
Absurdo Kiavoka
Abundância Dibutu
Abutre Nvungu
Acácia Muzeze
Acalmar Sakalala
Acampamento Fundu
Aceitação Dixikanu
Acender Kuika - Kusendela
Aceso Kiauama
Acha de lenha Kibasu
Acidente Kífua
Acido Haki
Aclamação Lutondu
Aço Kiketi
Acocorar-se Dongama
Açoite Mbamba
Acompanhamento Lutualu
Acompanhar Kuenda atuadi
Acompanhar (na dança) Kiekelela
Aconselhar Kuambela
Acordar - Despertar Kubalumuna
Acordo (Trato) Nxima
Acreditar Kuikila
Açúcar Nzenjí
Adeus! Xalá! - Xal'é!
Adiantar (fazer nkenda antes dos mais antigos) Kuendela (oku ntu)
Adiar Xila
Adivinhação Muzambu
Adivinhação Nkoba (Kikongo)
Adjunto Kabanda
Adoçar Nunga
Adoração Kubeza
Adormecer Kuzeka
Adulação Malengu
Adular Tinda
Adulto Muadiakimi
Advertência Kuzaísa
Afago Kibabu
Afastar o mal Kenguluka
Afastar-se Kusaluka
Afeição Nzola
Afiar - Amolar Kuzuika
Afilhado Mon'amúngua (Mona amúngua)
Agachar-se Kuluka
Agora Kindala
Agosto (mês da 8ª lua nova) Lunkiesa
Agradar Zolela
Agradecer Kutondela
Agradecido Mutonde
Agradecimento Kisakidilu
Agricultor Kombo
Água Maza - Menha
Águia Ngonga
Aí, nesse lugar Oko
Ajoelhar Kufukama
Ajoelhar-se Kubolama
Ajuda Kuateso
Ajudante Ngunza
Ajuntar (Reunir) Kubongola
Albino (são todos filhos de Tatetu Lembá) Musungu
Alcaparra Mukokolo
Álcool Lukola
Alcoolismo Unkólua
Aldeão Kafuzu
Aldeia, cidade Kilombo
Alegre Akiese
Alegria Ngala
Alface Zalata
Alforje Kirila
Algibeira Mbuenga
Algodão Lukudá
Algodoeiro Mujinha (PL.:Mijinha)
Alguidar de barro Oberó
Ali Baná
Alimento Kúdia
Alma Muenha
Alma penada Kiumba
Almoçar Kudiaula
Alpiste Unana
Altar (Gongá) Lusambilú
Altivo Nkelu
Alto - Elevado Banda
Aluno Xibulu
Alva (branca) Mombe
Alvorada/alvorecer Kuvungunuka
Amanhã Mungu
Amar Kuzola
Amar uns aos outros Lembá oku-n-zola
Amarelo Mpembe
Amargo Kiaola
Amarra Mukolo
Amarrado de folhas para sacudimento Mukata
Amarrar Kukuta
Amêndoa Nguba
Amendoim Lunguba (PL.:Jinguba)
Amigo Kamba
Amizade Ukamba
Amolar - Afiar Kuzuika
Amolecer Kulendula
Amor Kizola (Nkenda = Kikongo)
Amor Nkenda (kikongo)
Amora Mukamba-kamba
Amparo Kidikuatesa
Amuleto Mbanze
Anão Kambuta
Ancestral Akulo (PL.:Bakulo)
Ancião Dikota
Âncora Mupueta
Âncora (física - usada em magia) Lutenselu
Andar Kuenda
Andorinha Nlengu - Piapia
Ânfora Kitu
Angústia Nsongu
Anil Mbunze
Anil Nsuluki (Kikongo)
Animal Kiama
Anjo Mukunjí
Ano Nvu (PL.:Manvu)
Anoitecer Fukama
Ânsia, Anseio Nkanji
Antigamente Mu ukulu
Antílope Holongo
Aparição Kidiuanu
Apertar Kanga
Aperto Kuxina
Apiedar-se Zoama
Apimentar Iaísa
Aplaudir Kutonda
Aplausos Kitonda
Apodrecer (cheirando) Fundama
Aposento Kididi
Aprendiz Ndumbe
Apresentação Lusangelu
Aprovação Kixikinu
Apto - Pronto Kiazaílua
Aquele, Aquela Iuná (PL.:Ianá)
Aqui Mumu
Aquilo Kiná
Ar Nlenge
Aranha Kijandanda
Arco Mbandu
Arco (para flecha) Diunda
Arco-íris Hongolo
Areia Kisekele
Argila Mutoto (Kikongo)
Argila Utuma
Argola Dilunga (PL.:Malunga)
Argola Pequena, Aro (idé) Dilenge
Arma Mbanjí
Aro Dikundu
Aro (idé) Lunga (Kikongo - PL.:Malunga)
Aroma Nsunga
Arrependimento Kitololo
Arroz branco feito no azeite Ebuku
Arruda Paku
Árvore da vida (sagrada) Kilembe
Árvore, Pau Muxi
Aspergir Kubonga
Aspersão Kubonza
Assador Muzuze
Assassino Mujibi
Assentamento Kuxikama
Assentamento Kunda (Kikongo)
Assim seja! Auetu!
Assobio Luinta
Atoleiro Kibota
Atum Mutona
Aura Nzabala
Aurora Kiuéie
Auxiliar (Cambono) Kambundo
Auxiliar de Ebá Kabanda
Auxiliar, Ajudante, Acessor Ntadidí
Ave Mbemba
Avestruz Kinjila
Aviso Ngonge
Avô, Avó Unkulu
Azar Kibulukutu
Azedo Kiangangama
Azeite de Palma Ndende
Azeite, Óleo Mají
Azul Kini
Bagre(peixe) frito no dendê Mutombo
Balde Kizenzu
Bambu Dianga
Banana Dihonjo
Banho Ioela
Banho de purificação Maionga
Barba Muezu
Basta!, Chega! Kondé!
Batata Lumbonzo (PL.:Jimbonzo)
Batedor, guia, condutor de caça, seguidor de pista Mutombe
Batizado Kihundu
Bebida (Beber) Kúnua
Bebidas destiladas Malava
Bênção Makóiu
Bicho de pé Euindu (PL.:Mauindu)
Bicho, animal Niáxa
Bigode Muezu
Bisneto Mululu
Boca Dikanu
Bode Kihondo
Boi Ngombe
Boiadeiro, vaqueiro Ngombo
Bolar (Cair) Kubala
Borboleta Kimbiambia
Borrifar Kupamena
Brado agudo e prolongado Kukeka
Brado cavo e profundo Kungunguma
Branco(a) Mundele
Brinquedo Ditonokenu
Bruxo(a) Musakidí
Cabaça Mbinda
Cabana - Casebre - Casinha Ka'nzo
Cabeça Mutuê
Cabelo Lundemba (PL.:Jindemba)
Cabra Hondo
Cabrito - Cabrita Kahondo
Caça (animal de) Mutakalomba
Caçador Mukongo
Caçador Nkongo (Kikongo)
Caçar Kiana
Cachimbo Pexí
Cachoeira Dibuba
Cachorro - Cadela Kabiribiri
Cadeira Kialu
Cair (Bolar) Kubala
Cajado Nkonko
Caminho interior (para dentro de si mesmo) Nkenda
Cana Muenge
Canoa Ulungu
Canto (música vocal) Muimbu
Cão Imbua
Capela, local de preces Sambilê (também Sambilú)
Carga Kimbamba
Carne Xitu
Carneiro, Ovelha Mbudi
Carregar Kusoma
Carrêgo Soma
Carta Mukanda
Carvão de pedra, Carvão de coque, Hulha Mabulukutu
Casa Inzo
Casa Nzo (Kikongo)
Casca Kibatubatu
Cavar Kukanda
Caveira Valanganza
Caverna Nduku
Cedo Nzakí
Celebrar Kusamba
Celebrar Lunda (Kikongo)
Cemitério Mbalalá (Kikongo)
Cemitério Mbalalé
Centro - Meio Axaxí
Centros de captação de energia (Chacras) Boté
Cerveja Ualua
Cesto Kinda
Cesto de vime Sanzá
Chaga Kitoto
Chamar Kuixana
Chicote (Açoite) Muxinga
Chifres Mbinga
Chinelo - Sandalha Hai (PL.:Jihai)
Chorar Kudila
Choupana Dibata
Chuva Kunoka
Chuva forte Dibanda
Chuva miúda Mumzumbí
Cicatrização Jikama
Cintura Kinhonga
Cinzas Ditókua
Cinzas quentes Mbombe
Círculo Kuhoka
Coberto Kitelembú
Cobra Nhoka
Cobra Venenosa Diuta
Codorniz Ngumbe
Coelho Lumba
Cogumelo Luualu
Coisa Kima
Colchão Kirirí (PL.:Marirí) - Kirirí uá nxi = Colchão de ervas
Cólera Njinda
Colocar de barriga para baixo Kufirimika
Coluna (corpo físico) Muongo
Com, E Ni
Combatente, valente Mubangí
Comida (Comer) Kúdia (PL.:Makúdia)
Comida servida em rituais de óbito Hulukuku
Concórdia Uembu
Condimento Ngelelu
Confiança Mbuanza
Confirmação Kundúla
Conhecimento, saber Ngangu
Consagrar Sambulua
Contra ponto do plexo solar - nas costas, entre as espátulas Aú
Contra-eguns Mikasi hixaxi
Coqueiro Mukoko
Coração (Voz interior) Muxima
Corda Mukolo
Corda feita de cipó Kikasú
Coro - conjunto de vozes com energia Mitendu
Coroa (cabecinha) Kamutuê
Coroa (Rei - Rainha) Dilenga
Corrente Lubambu
Cortar cabelo Kuana
Corte de cabelo Valumuna
Corte de cabelo na Kamutuê Kisongo
Costura (Costurar) Kutunga
Cova rasa Kankúlu
Cova, sepultura Lukavú
Cozinha Nzo-lambi
Cozinheiro(a) Mulambi
Crânio Kolo
Creme usado para untar "katula" Ndamba
Crente Nkuikiní
Crime Kituxi
Cruzeiro Lutekamu
Cumprimento especial para Nkisi e Kuxikama Ajô
Curandeiro Kimbanda
Dançar Kukina
Dandá da Costa Takula
Dar Kubana
Dedo Mulembu (PL.:Milembu)
Defumação Kufumala
Deitar fora (da camarinha) Kutexí
Dente Diju (PL.:Maju)
Dentro, No interior Kukaxi
Depenar Dukila
Desamarrar Kukutununa
Descorar Kusuka
Desculpar Kuloloka
Despacho Ebá
Despedida Lukaninu
Despertar - Acordar Kubalumuna
Deus Nzambi
Dia Kizúa
Dia de luz Suekí
Dia dedicado a Pambujila e Akulo (Oroxixé) Lumbu uá ndokí
Dia dedicado às oferendas Kimenga
Dia dos cortes Kujinga
Dinheiro Kitadi
Divindade Unzambi
Dobrar Kubunjika
Doença Uhaxi
Doente Haxi
Dons para-normais Ukexilú
Dormir Kuzeka
E, Com Ni
Ele - Pron. pessoal absoluto Muene
Ele - Pron. pessoal prefixo U
Elefante Nzamba
Elemental Akobó
Eles - Pron. pessoal absoluto Ene
Eles - Pron. pessoal prefixo A
Elevado - Alto Banda
Encruzilhada Mpambu
Energia Muki
Energia da água Menha
Energia da Noite (oculto) Mukita-sukú
Energia da terra Yungo
Energia Divina Nkisi (PL.:Mikisi)
Energia do ar Aiélo
Energia do fogo Izô
Então, Ou Anga
Entidade Kiiala
Entrega Kiekelela
Enviado Ntumua
Enviado Divino Ngamba
Erguer-se - Levantar-se Kubalumuka
Erisipela Ebófia
Erva Kiangu (PL.:Iangu)
Erva de Santa Maria Kixiriximba
Erva Leiteira Ukundu
Erva Santa Makanha
Erva seca em pó Mafu
Ervas litúrgicas Nxí
Ervas medicinais Nsaba
Ervilha Jiluvia
Espargir água Kupamenha (kupamenha uá Tatetu Hongolo)
Espelho Lumuenu
Espingarda Uta
Espinho Munha
Espinhos do Dendê Misongo
Espírito Muanda (PL.:Ianda - Kikongo)
Espírito - Alma Nzumbi
Espírito Antepassado Dikulo (PL.:Makulu)
Espírito da Terra Awa
Espírito das trevas Mbungula
Espirito do Mau Nkadi-o-Mpemba
Espiritual Kamuenhú
Esponja Kikungu
Esposa Mukaji
Esteira Dixisa
Esterilidade Nkitu
Eu - Pron. pessoal absoluto Eme
Eu - Pron. pessoal prefixo Ngi
Exército Kifuxi
Exigência Kijijidiku
Existência Muenhu
Êxito Nganhu
Experiência Ntonta
Explicar ou desvendar o obscuro Fukulula
Expressão de despedida - Que Deus lhe acompanhe! Nzambi ikale ni enhe!
Expressão de recepção com alegria Tanáku!
Exterior Kiambají
Exterior - Fora Kaxaxí
Extremo Kisukú
Faca Pokó (PL.:Jipokó)
Facão Kipokó
Face - rosto Ditama
Falsidade Luvunu
Falso(a) Aluvunu
Farinha de Mandioca Funjí
Fazer Kubanga
Fechar Kujika
Feiticeiro (a) Muloji
Feixe, Molho Kita
Fel Ndululu
Felicidade Kuzedíua
Ferragem Imbamba
Ferreiro Muluangu (PL.:Maluangu)
Ferro Kutema
Festa do Santo Nkinzi
Filho(a) Mona
Filho(a) da Terra Mon'a'xí
Fio de contas de proteção ao iniciado Nkelê
Flor Kitulu
Floresta Nfinda
Fogo Viangongo
Folha Ekaia (PL.:Makaia)
Fome Nzala
Fora - Exxterior Kaxaxí
Força Nguzu
Formiga Nfite
Fortuna Dibamba
Frango - Franga Kasanji
Fruta Bundu
Fumaça Dixi
Fumo Makanho
Funcho Nlulu
Galgar - Trepar - Subir Kubanda
Galinha Sanjí
Galo Kolombolo
Garça Ndele
Gargalhada Dihaha
Grande Kuonene
Grávida Uemita
Grupo de pessoas da mesma origem Miijí
Guardião Nlundi
Guerreiro Mukuolua
Guia de contas Giame
Guia de miçangas Nsanga
Guloseima Eté
Hoje Lelu
Homem Diala - Diiala
Homenagem Kiximanu
Honestidade Kizelu
Honra Ukindi
Hortelã Majende
Humildade Kutululuka
Humildade (Ritualística) Munhako
Humilde Kulendukilaku
Ídolo - Representação espiritual de Animais ou Elementares Nkixí
Ídolo - Ser protetor e cobrador das promessas e acordos Nkobi
Ilha de rio ou lago Kisuko
Iluminar - Acender velas ou tochas Kumuíka
Imã (pedra do bem) Mbote-etadí
Imolação Kusaka
Imolação Iparubó (Kasanji)
Implorar - Pedir - Rogar Kubinga
Imploro - Peço - Rogo Binga
Inclinar Kujimba
Ingenuidade Unvunji
Ingredientes Kisumbe
Inveja Lumbi
Invocador de espíritos Muxingibi
Invocar espíritos Kuxingila
Já Kiá
Jura Kuhinga-Nzambi
Lagarto Nsengi
Lamento Mbundu
Lança Sosa
Lavar Kusukula
Leão Hojí
Lebre Nlumba
Leitão Mon'a ngulu
Lenço Dilesu
Leopardo, Onça Ingo
Levantar Kuzangula
Levantar-se - Erguer-se Kubalumuka
Licença Ago
Limpeza Kienza
Limpeza da casa no último dia do ritual de óbito (oitavo dia) Tongama
Lobo Kimbungu
Louro Njungu
Lua Riéje - Mbejí
Lua cheia Luenjí
Lua nova Iatetama
Luar (Energia da Lua) Liejí
Luar (Luz da Lua) Dieji
Luz do Sol (Energia do Sol) Muilo
Macaco Hima
Machado Luazi
Macieira brava Mukekete
Madeira Muxi (PL.:Mixi)
Madrinha Mama múngua
Mãe Mama
Magia, Cura Umbanda
Mágico Kialoki
Mago Kimbanda
Mais velho(a) Kota
Mais, Outra vez Dingi
Mal Kiaíba
Maldade Kuíba
Maldição Kiloko
Malva Mupémbia
Mamão Ekikila
Mamoeiro Mulolo
Mamona Unvuama
Mandar Kutuma
Mão Lukuaku (PL.:Malukuaku ou Maku)
Mar Kalunga
Marcas ritualísticas Katula
Marido Mulume
Massa Ndiba
Mata Muxitu
Mato(a) Mbolê
Mau cheiro nas louças de assentamento Katinga
Mau êxito Nsuka
Mazadinaku Três dias antes
Medo Uoma
Meio - Centro Axaxí
Mel Uikí
Menor, mais novo, pequeno Ndenge
Mensageiro, carteiro Nkundi
Mênstruo (estar de bajé) Makú
Mentira Makutu
Mercado, Feira Kitanda, Ezandu
Milho Disa (PL.:Masa)
Mingau Tavula
Mistério Kikutu
Misticismo Kipata
Místico, devoto Nkuikidí
Mistura Kirimbú
Moça Kilumba
Mocidade feminina Ulumba
Mocidade masculina Uzangala
Moço Muzangala
Modo de fazer ou preparar um feitiço Ulokelu
Moeda Ntadí
Moela Njimba
Moer, triturar, macerar Kuzuka
Moita Efuku
Moléstia Uhaxi
Montanha, monte, morro Mulundu
Morcego Dima-ndondo
Morte Fuá (Kikongo)
Morte - ao pé da letra = escuridão do cemitério Sukú ia kalunga
Morte (Morrer) Kúfua
Morto Evumbi
Mosca Inji
Mudo Ebulu
Muito Kinene
Muito acima, muito superior Kotelele
Muito antigo Kiankulu
Mulher estéril Kisula
Mulher, feminino Muhatu
Mundo Enza
Muro Lumbu
Musgo Jinzebu
Música Marimba
Músico Muxikí
Nação Ekanda
Não acabar, não terminar Kusubula
Não cumprir Kuxibaka
Não! Kana!
Nariz Nzunu
Neto Mulaula
Noite Usuku (PL.:Mausuku)
Nome, Apelido Dijina
Nós - Pron. Pessoal absoluto Etu
Nós - Pron. Pessoal prefixo Tu
Novilho - Novilha - Bezerro - Bezerra Kangombe
O mais velho - O maior Dikota
Ó meu Pai! Tat'é!
Ó minha Mãe! Mam'é!
O que recebe o iniciado a cada passo da Nkenda Kimbangi
Ó Senhor! (Deus-Nkisi) Ê ngana!
Obediência Kubelesela
Óbito - Falecimento Ntambi
Objetos representativos Benguê
Ódio Kikuma
Ofensa Mulonga
Oferecer sacrifício Kusata
Oferenda Ngolela
Oferenda a Pambujila Eká
Oferenda de comida e bebida às almas Kúria
Olá! Éie
Óleo consagrado Undu
Olhar Kutala
Olho Diesu (PL.:Mesu)
Oliveira Mutakanga
Onda Dibuku
Onde? Kuebí?
Ontem Zanu
Ontem Mazá
Oração Jinsambu
Orelha Dítui (PL.:Mátui)
Ornamento Kiuabesu
Orvalho Mbuke
Osso Visi (PL.:Ivisi - Kikongo)
Osso Kifuba (PL.:Ifuba)
Ostra Dibanga (PL.:Mabanga)
Ou, Então Anga
Ouro Kikete
Outono Kusamanu
Outra vez, Mais Dingi
Outubro (mês das flores) Kitují
Ovelha, Carneiro Mbudi
Ovo Diiaki (PL.:Maiaki)
Pá Mbangu
Paca Mbulu
Padrinho Tata-múngua
Pagar Kufuta
Pai Tata
Palha Kixaxi
Palmas ritualísticas Nkembu ndongo
Palmeira Dikanda
Pancada Mbenda
Panela Ímbia
Pano usado na cintura Samakaka
Pano usado no peito com laço (mulher) Akan
Pântano Mazanga (PL. izanga)
Pantera Kinsari
Pão Mbolo
Pão de mandioca Kikuanga (PL.:Ikuanga)
Pão de milho Dikende (PL.: Makende)
Papa Tavula
Papagaio Nkusu
Para Pala
Pardal Mbório
Parente Ndandu
Parentesco Undandu
Passo Kueda
Pastor Kabila
Patuá Xilú
Pavão Kihuze
Pé Kulu (PL.:Malu)
Pedir - Implorar - Rogar Kubinga
Pedir a bênção Kuzamba
Pedra Etadí (PL.:Matadí)
Pedra de amolar Dizuika
Pedreira Matarí
Peixe Mbiji
Pele Kiba
Pelo (Por) Kua
Pena colorida de ave Tukú
Pena, Pluma Kisala
Peneira Musalu
Perdão Muloloki
Perdigão Kinguadi
Perdiz Nguadi
Perfume, Aroma, Essência Ndembu
Perigo Dimba (PL.:Madimba)
Periquito Kaijoko
Perna Kinama (PL.:Inama)
Pescoceira (Kelê) Nkongo
Pescoço Xingu
Pessoa Mutu
Pilão Muisu
Pilar Ngunji
Pimenta Ndungu
Pirão Luku
Pirão com peixe Kixiluanda
Planta mágica Nsasala
Pó Nfunfu
Pobreza Kusukama
Poça Haka
Poça de água estagnada Nkoko
Poder Kutena
Poderoso Monhi
Podre Kiabolo
Poente Ngela
Pólvora Fundanga
Pólvora Tíia - Tuia (Kikongo)
Pombo, Pomba Diembe (PL.:Madiembe)
Por de molho Uondeka
Porco, Porca Ngulu
Porque Mukonda
Porrão, Vaso para água Undingi
Porta Dibitu
Porteira, Portal, Portão Mbundi
Pote do bom poder Xima kiambe
Pote, Ânfora Disanga (PL.:Masanga)
Praça Kitanda
Prado Mbúia
Praia Ukalunga
Pranto, Choro Mbundu
Prato, Bacia Dilonga (PL.:Malonga)
Preceitos Nkelekelo
Precioso Kiambote-mbote
Preconceito Mandinga
Prego Nkonko
Prenda Kifutu
Preparação Kiambu
Preparar para enfrentar um mal Kudisuitisa
Preparativos, Preparação Kipelepelalu
Presente Ujitu
Presságio Musumu
Prestes Kialenguluka
Preto Mumbundu
Primavera Kutanu
Primeiro dia do ano Uanda
Primeiro filho feito (Vovó) Kazola
Primeiro na ordem de sucessão Dikota (PL.:Makota)
Primeiros sinais de um trabalho Mutomo
Princípio, começo, início Dimatekenu
Procissão (Águas de Lembá - Almas) Londama
Procriação Nlukumuni
Procurar Kusota
Profecia Esamunu (Kikongo)
Profecia Kuzámbula
Professor Nlongi
Profeta Nzambudi
Profundezas (além túmulo) Kalungangombe
Promessa Nsilu
Pronto - Apto Kiazaílua
Prostituta Ndumbú
Protetor Muvunge
Protetor das grávidas A-Um-Imita-Nkini
Protetor dos caçadores Luseke
Prova, Teste Dilamba (PL.:Malamba)
Pulga Mbuanana (PL.:Jimbuanana)
Pulseira Dilunga
Pulseira de palha Ekonzo
Punhal Kimbele
Puro Kabakata
Puro (Casto) Kiasema
Puxador Kinanu
Puxar Kunana
Quando Ki
Quanto (a - os - as)? Kuxí
Quem sai da Terra de Kongo Muxikongo
Quem? Quais? Mukuanhi (PL.:Akuanhi)
Rabo, Cauda Mukila
Ramo Tangu
Raposa Mukenge
Rato Dibengu
Recolher Kubongolola
Recolhimento Bongolola (Ongolola)
Rede Uanda
Reunir Kubongola
Rio Ngijí
Ritual Nsambu
Ritualístico Xorô
Rogar - Implorar - Pedir Kubinga
Roubo (Roubar) Kunhana
Roupa de festas Ngala
Roupa de Palha Filá
Roupa, vestimenta Nlele
Rua Njila
Sabão Mbunzu (PL.:Mibunzu)
Sabão da Costa ( ao pé da letra: sabão mágico ) Fulu-kialoki
Sabedoria Ngangu
Sábio Nkangi
Sabor Ntomo
Sabor amargo Dilulu
Sabor azedo Kusasa
Saboroso Antomi
Sabugo (de milho) Kikolo
Saca - Saco Nkutu
Saco ou cesto de ocultistas (guardar buzios) Funda
Sacudimento Sanzumuna
Saia Ndalu
Saída Mpaíka
Sal Móngua
Saliva Mete
Salsa Lúmbua
Salto Ndumuka
Sangue Menga
Santo que vem junto (adjuntó) Kiatanganga
Santo, Divino Nganga
Sapo Ezundu
Sardinha Muende (PL.:Miende)
Sêde Dinhota
Sem Kene
Senhor - Deus, Nkisi e seres especiais Ngana
Senhor - patrão, chefe, autoridades, etc. Soba
Ser de grande poder Nsunda
Sereia Kianda
Só - Somente Ngó - Ngoho
Sobremesa Lusempesu
Sobrinho(a) Muebu
Sol Muanha
Sol nascente Kúkia
Sol poente Kulembele
Solteirona Mpumpa
Sonho Ndojí
Sonho Nzojí (Kikongo)
Subir - Galgar - Trepar Kubanda
Sumo de ervas Maza mabundi
Sumo de ervas especiais Maza mburia
Talo Mugingi (Mugingi uá Unvuama = Talo de Mamona)
Terra Ixí
Testículos Dilanga (PL.:Malanga)
Tia(o) Sekají
Tocha, archote Kisama
Tomate Lumata
Touca, Turbante (feminino) Mulhenge
Touro, Vaca Ngombe
Trabalho Xilivisu
Trançar os cabelos Jindemba
Travessa Mukangalú
Trazer Kubeka
Trepadeira Kisadí
Trepar - Galgar - Subir Kubanda
Três dias depois da ngolela Kiamene
Triângulo formado com pedras para se colocar a panela no fogo Masuika
Tridente, garfo Nvatilú
Tridente, garfo Unlodí (Kikongo)
Tripa Múdia (PL.:Mídia)
Tristeza Mbonzo
Triturar grãos com pedras, para fazer pó Jakuna
Triturar raízes e ervas para tirar o sumo Kama
Tronqueira Ngote
Trovoada Kiluminu
Tu - Pron. pessoal absoluto Eie
Tu - Pron. pessoal prefixo U
Tudo que representa o bem, bom, amor, etc. Mbote
Tudo que representa o mal Temba
Uma vez Lumoxí
Umbigo Nkumba
Unha Kiala (PL.:Iala)
Único Imóxi
Urina Jena
Urtiga Kasau-sau
Uva Muzondo (PL.:Mizondo)
Vaca, Touro Ngombe
Vala Mukuluja
Varejeira Keba
Varicela Kimbulu
Varíola Kingongo
Vasilha Humba
Vasilha de pele para água Kimbinda
Vaso de barro com a boca larga Nkonka
Vaso para água, Porrão Undingi
Vegetal Kirima
Vela Kipepumunu
Veneno Mbambu
Ventania Kilupu
Ventarola Ntubudí
Vento Makita - Mulenge
Verdade Kidi - Nzombo
Verdadeiro Uakidi
Verdura Uísu
Verme Njende
Vespa Unhoxi
Vestir (Santo) Kuzakela
Vibração Mbimbi
Vida Muenhu
Vidência Umone
Vidente Mukulu
Viramento (Santo) Dibilu
Virar Kubilula
Vitória Kikóue
Viúva Mutudi
Viver Sansuka
Viver bem ( sem faltar nada ) Saluta
Vivo Iamuenhu
Você Nge
Vontade Nkanjí
Vós - Pron. pessoal absoluto Enu
Vós - Pron. pessoal prefixo Nu
Vovô, Vovó Kuku
Vulto Ndose
Zanga (birra) Njinda
Zangado Uatema
Zebra Ngolo
Zelador Mulundilu
Zelo (cuidado) Malembe
Zeloso Nkua-malembe
Zombaria Xoxa
Zombeteiro Unkedi
Zumbir Iinjila

kakongo.kit.net

http://forum.angolaxyami.com/lingua-portuguesa/109-dicionario-de-portugues-kimbundo-aprender-o-kimbundo.html