segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Brasil: Carreira diplomática com mais vagas para afro-descendente


Brasil: Carreira diplomática com mais vagas para afro-descendentes


Brasília - O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) abriu vagas especiais para negros no concurso de admissão à carreira diplomática.

Em comunicado, o Itamaraty informou que “no âmbito das iniciativas voltadas à promoção da diversidade dos seus quadros, e em consonância com os dispositivos do Estatuto da Igualdade Racial, o Ministro Celso Amorim assinou a portaria que institui a reserva de vagas para candidatos afro-descendentes na Primeira Fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, organizado pelo Instituto Rio Branco”.

Segundo a nova regra, válida para o concurso do primeiro semestre do próximo ano, serão abertas 30 novas vagas para os candidatos negros que passarem para a segunda fase. Atualmente, 300 candidatos são classificados para a segunda etapa de provas, passando agora a ser 330. A primeira etapa do concurso é de escolha múltipla, a segunda é uma prova de português e, a terceira é de desenvolvimento de vários assuntos. A última prova é de línguas.

A iniciativa soma-se ao Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco, iniciado em 2002, que concede bolsas de estudo a candidatos afro-descendentes, com o objetivo de auxiliar na sua preparação para o exame de admissão ao Instituto.


(c) PNN Portuguese News Network
2010-12-31 13:48:28
Extraído de Luanda Digital

Para mais: ITAMARATY

Recebido de

Nenhum comentário:

Postar um comentário