quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gestão estratégica e planejamento estratégico

Nesta quinta-feira (24/02/2011), às 19h30min, o Instituto Educacional Ginga de Limeira dará continuidade ao curso Gestão no Terceiro Setor. Será a segunda aula do curso que tratará de dois temas atuais no âmbito da gestão ou administração: gestão ou administração estratégica e planejamento estratégico.


Para refrescar nossa memória publiquei no meu blog um texto de perguntas e respostas sobre o tema trabalhado na primeira aula do curso, que ocorreu em janeiro deste ano..
Sede do IEG: Rua Dr. Armbruster, 403, Boa Vista, Limeira-SP.
Segue abaixo, o texto publicado no blog: http://www.profjosebenedito.blogspot.com/
Noções básicas sobre administração e gestão



1) O que é Administração?
Etimologicamente, a palavra administração tem origem na língua latina, sendo que ad significa direção ou tendência para e minister, subordinação ou obediência.

Então administração etimologicamente significa direção ou tendência á subordinação ou obediência, portando significa alguém que realiza uma função abaixo do comando de outro, ou aquele que presta um serviço a outro. Obediência ao que ou quem? (MOLINA, s/d, p. 1).

Assim, a administração é uma prestação de um serviço, em nome de alguém ou de alguma organização.
Atualmente a palavra administração tem um sentido bem específico nas organizações privadas e públicas.

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. (FEA/USP).

Do acima exposto, pode-se inferir que o trabalho de administrar consiste em coordenar, liderar ou comandar pessoas, bem como, selecionar e organizar recursos e direcioná-los à realização de objetivos, sejam pessoais ou organizacionais.

2) O que é gestão?
Etimologicamente, gestão provém da língua latina, de gestio, e onis e significa ato de gerir.Gerir, por sua vez, é traduzido por administrar, dirigir e governar. (wiktionary)
Nas organizações as palavras administração e gestão são tratadas como sinônimas. Entretanto, o sentido da palavra gestão nos parece mais abrangente, pois não se refere, pelo menos na origem, a uma prestação de serviço sob o comando de outro. Ao que parece, a figura do gestor se aproxima mais da figura o governante, do dirigente e não do ministro, que é um subordinado.
De qualquer forma, nos dias de hoje, as palavras gestão e gestor têm sido mais utilizadas em substituição às palavras administração e administrador.

3) O que são funções administrativas, de gestão ou gerenciais?
São as atividades fundamentais da gestão. Alguns as chamam de princípios. Preferimos o nome função, pois ela nos remete às atividades da organização. A palavra princípio, por outro lado, nos remete a valores fundamentais e não a atividades.

4) Quais são as funções administrativas, de gestão ou gerenciais?
As funções ou atividades principais de organização são: Planejamento, Organização, Liderança (também chamada de direção ou coordenação) e Controle.

5) O que é Planejamento?
O Planejamento consiste na fixação do portfólio, dos objetivos, das metas e das ações da organização.
O portfólio é a lista detalhada dos produtos ou serviços oferecidos pela organização.
Objetivos são os resultados desejados.
Metas são os resultados qualitativos e/ou quantitativos almejados dentro de um lapso espacial (setor, departamento, bairro) e temporal (um mês, um ano).
Ações são as atividades para atingir as metas e os objetivos.

6) O que é Organização?
Existe a organização que pode ser um grupo, empresa, etc e a organização que é função de empresa ou grupo privado ou público. Enquanto função, a organização é o arranjo quantitativo e qualitativo no espaço e no tempo dos recursos humanos, físicos e financeiros visando a execução do planejamento.

7) O que é Liderança?
Trata-se da influência que uma pessoa exerce sobre outra ou outras com vistas à realização de objetivos individuais ou coletivos. O líder convence com palavras e exemplos. Líder tem seguidores, não empregados ou subordinados.
Numa organização, o líder influencia positivamente os membros de sua equipe para a execução do planejamento de forma organizada, visando atingir os objetivos.

8) O que é Controle?
O controle é o monitoramento, a verificação, a checagem. Trata-se, pois, de estar com os olhares atentos para verificar constantemente se o planejamento está sendo executado de forma organizada com vistas ao alcance dos objetivos. O controle é feito pela liderança, coordenação ou direção.

9) Existem outras formas de classificar as funções administrativas, de gestão ou gerenciais? Quais?
Há muitas formas de classificar as funções administrativas. A título de exemplo mencionaremos algumas abaixo em forma de siglas.
POLC – Planejamento, Organização, Liderança e Controle.
PODC – Planejamento, Organização, Direção e Controle.
POCC – Planejamento, Organização, Coordenação e Controle.
POEC - Planejamento, Organização, Execução e Controle.
PDCA – Planejamento, Execução, Checagem e Ação (Plan: Planejar, Do: fazer, executar, Check: verificar e Actio: agir)
PEAA – Planejamento, Execução, Avaliação e Ação.
PEA – Planejamento, Execução e Aprendizado.

Não aprofundaremos neste momento o significado da sopa de letrinhas acima, o que faremos em outra oportunidade.

Segue abaixo a indicação de algumas fontes consultadas para a elaboração deste texto.


Administração

MOLINA, Jairo. Entendendo a administração. http://www.tecnicodepetroleo.ufpr.br/apostilas/administracaoegestao/conhecendoeentendendoaadministracao.pdf.

http://www.fea.usp.br/conteudo.php?i=193

Gestão
http://pt.wiktionary.org/wiki/gest%C3%A3o

Gerir
http://pt.wiktionary.org/wiki/gerir

PDCA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_PDCA

Liderança
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário