segunda-feira, 14 de março de 2011

Construtivismo e Pedagogia por projetos: indicação de leituras

O professor “antenado” precisa acompanhar o desenvolvimento do campo pedagógico e didático. Por isso indicaremos abaixo algumas obras que podem ajudar o professorado em sua bela tarefa de trabalhar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
As obras abaixo indicadas são utilizadas pelo Grupo Raios de Sol da UNESP de Rio Claro-SP, que é um grupo que estuda a pedagogia por projetos e visa a transformação do trabalho docente na educação básica. O grupo reúne periodicamente professores do Ensino Fundamental para estudos e reflexões, visando a transformação do próprio trabalho docente.

JOLIBERT, J. e colaboradores. Formando Crianças Leitoras. Trad. Bruno C. Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Formando crianças leitoras apóia-se nas hipóteses teóricas mais recentes ligadas à construção pelas próprias crianças de seu saber-ler, ou seja,
- ler imediatamente, “para valer”, textos reais;
- ler não é decifrar, mas sim procurar um sentido, questionar diretamente algo escrito, a partir de uma expectativa ligada a uma necessidade/prazer;
- uma vida cooperativa em sala de aula;
- a pedagogia por projetos.
O livro apresenta pesquisas e experiências educativas utilizando o método pesquisa-ação.

JOLIBERT, J. Formando Crianças Produtoras de Textos. Trad. Bruno C. Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Esse livro utiliza a mesma metodologia do “Formando crianças leitoras”, enfatizando a redação, ou seja, a produção de textos pelas crianças.

JOLIBERT, J.,  JACOB, J. e colaboradores. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: Artmed, 2006.
O livro retrata uma pesquisa-ação de cinco anos executada por um grupo de professores de três escolas municipais chilenas.
A partir de um enfoque comunicativo, construtivista e textual e das vivências dos autores, o livro apresenta propostas de atividades concretas e coerentes, com fundamentos teóricos explícitos.

JOLIBERT, J. e SRAIKI, C. Caminhos para aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2008.
Trata-se de um livro que visa apresentar uma proposta didática global e coerente para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. O objetivo é formar crianças ativas e comunicativas, que sejam capazes de ler e produzir textos “de verdade”.

MICOTTI, M. C. O. Leitura e escrita: como aprender com êxito por meio da pedagogia por projetos. São Paulo: Contexto, 2009.
Aplicando as premissas da educadora francesa Josette Jolibert, um grupo de conceituadas professoras brasileiras reuniram os resultados de importantes pesquisas em educação para mostrar, com exemplos concretos, o êxito alcançado com alunos do ensino fundamental.
Diversos projetos aplicados na sala de aula, a interação pedagógica professor-aluno e o privilégio das crianças como participantes ativas do processo são as peças fundamentais mostradas neste livro ousado e inovador.
Profissionais do ensino e alunos encontram nesta obra uma poderosa e eficaz ferramenta do ensino da leitura e da escrita.
Sumário do livro
Apresentação.......................................................................................  9
Maria Cecília de Oliveira Micotti
Prefácio............................................................................................... 17
Josette Jolibert
O ensino fundamental: políticas públicas e práticas pedagógicas....... 25
Maria Cecília de Oliveira Micotti
Crianças pequenas e o acesso à escrita.............................................. 45
Lígia Sciarra Bissoli
A alfabetização e a produção de textos poéticos................................. 65
Karin Casarin
Pinóquio e o processo de construção da leitura e escrita.................... 93
Maria Augusta H. W. Ribeiro
Rosemeire Ribeiro Archangelo
Um projeto pedagógico a partir dos Contos de Grimm....................... 113
Maria Helena Schuveter
A continuidade do processo de alfabetização..................................... 131
Adriana Aparecida Barnabé Possatti
Do tradicional para pedagogia de projetos......................................... 169
Ângela Druzian da Silva
Alfabetização: um processo para a vida.............................................. 187
Rosemary Ap. Vaz Gonçalves
Vanessa Bueno Arnosti
Os projetos, o aprendizado e a formação dos alunos......................... 205
Márcia Schuveter

Outras informações em: http://marciaschuveter.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário